Líder do Governo Binho Marques na Assembléia Legislativa do Acre - moisesdiniz@terra.com.br

domingo, 8 de julho de 2007

Boff diz que esquerda acreana soube aplicar
na política os ideais da Teologia da Libertação

Ricardo - O PT tem fortes raízes cristãs e católicas. Durante esse tempo todo, no qual o senhor militou junto com outras figuras do PT, não já dava para perceber indícios do que viria? Será que foi uma surpresa tão grande esses escândalos, essa ineficácia ao gerir a coisa pública?

Boff - Olha, eu acho que todos nós ficamos decepcionados, porque esperávamos que poderia acontecer tudo no PT, menos corrupção. Esses que se corromperam nos traíram, traíram o povo, e merecem o nosso desprezo político. Não o nosso desprezo ético porque somos cristãos, mas são pessoas desprezíveis politicamente que até hoje não foram punidas ainda. E eu espero que o congresso, que daqui a pouco o PT vai fazer, retome essa questão ética porque se não retomar ele cai na vala comum dos partidos que não dão valor à transparência. Nós não prevíamos isso, acho que os cristão deram uma contribuição importante. Se a gente toma como figura de referência a ministra Marina Silva que foi quase uma cria nossa - do meu irmão e minha - que a tiramos do convento, alfabetizamos, a iniciamos na Teologia da Libertação. O ex-governador Jorge Viana, o senador Tião Viana e outros tantos lá do Acre, eles estão levando pela via da política a Teologia da Libertação.

Ao comentar a crise ética que atingiu o Partido dos Trabalhadores, o teólogo Leonardo Boff destaca que a esquerda acreana (citando Marina e os irmãos Viana, dentre outros), soube equacionar os ideais da Teologia da Libertação com a luta política.

A Teologia da Libertação utiliza a ferramenta marxista para desnudar a exploração de classes e preconiza que o cristão deve lutar, desde já, pela superação das desigualdades sociais. Por suas idéias, Leonardo Boff foi duramente punido pelo cardeal Ratzinger, atual Papa Bento XVI.

O que mais chama a atenção é a ausência dos grandes líderes petistas do sul e do sudeste, onde a Teologia da Libertação, com as suas CEBs e Pastorais sociais, formou centenas de lideranças, alçando-as ao poder.

A citação dos líderes da esquerda acreana pelo renomado teólogo é um alento à nossa luta por justiça social, sustentabilidade ambiental e correção de rumos do nosso projeto político.
Um fato que Leonardo Boff não conhece é que os deputados do PCdoB do Acre (Edvaldo, Perpétua e Moisés) são oriundos da Igreja e beberam da fonte da Teologia da Libertação. Uma fonte que não se esgota e se torna mais nobre quando se encontra com a terra fértil do Marxismo.

Leia entrevista completa no jornal O Povo




Nenhum comentário: