Líder do Governo Binho Marques na Assembléia Legislativa do Acre - moisesdiniz@terra.com.br

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Desmatamento eleva clima amazônico em 4° C

Estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre a Amazônia confirmou que o desmatamento da floresta nativa realmente provoca elevação da temperatura local e redução do volume de chuvas. Baseado em medições reais e previsões, o estudo afirma que áreas que perdem cerca de 40% de sua vegetação sofrem um aquecimento de 4° C aproximadamente; além, disso, o regime de chuvas é reduzido em 24%.

Os dados refletem sobretudo o que já ocorre na porção leste da Amazônia, segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo. Trechos dos estados do Pará, Amapá, Roraima, Maranhão, Tocantis e Amazonas que vêm dando lugar a plantações de soja ou pasto sofrem as conseqüências do fenômeno: ali, entre 18% e 20% das florestas ali já cederam lugar à agropecuária, contra 15% da média amazônica total.

O estudo confirmou, assim, a chamada “savanização”, processo pelo qual o clima quente e úmido típico da Amazônia dá lugar a um clima quente e seco característico do cerrado. Nesse clima, a vegetação densa da floresta tropical não sobrevive, cedendo lugar à savana.

Os cientistas já sabiam que o desmatamento poderia levar à "savanização". Isso porque o clima na Amazônia depende das árvores, que regulam a umidade e a quantidade de luz solar que chega ao solo. Quanto menos floresta, em tese, mais quente e seca será a região.

Nenhum comentário: